quarta-feira, 24 de abril de 2013

Os media na formação à distância


   Os media como ferramenta para o ensino à distância levanta questões quanto ao facto de esta der um ensino que pode isolar ao aluno. E dai por vezes resultarem dificuldades uma vez que por norma este está habituado ao acompanhamento por parte do professor, bem como na colaboração e interação com os outros colegas. Mas ai esta o verdadeiro problema, é que ao contrário do que a maioria pensa, que o ensino à distância isola o individuo, os media servem para combater isso mesmo. Com a função de coordenação, cooperação e co construção, os media quando bem utilizados servem para os alunos trocarem experiencias, duvidas, levantar questões e partilhar conhecimentos. Ou seja, o alunos são participantes ativos na experiencias da aprendizagem.

   É claro que neste tipo de ensino, o aluno assume também um papel mais autónomo, uma vez que é ele que vai decidir sobre como quer aprender. Assim pode adaptar-se como melhor entender, fazendo um trabalho mais individual, ou participando ativamente na comunidade de aprendizagem onde está inserido. Cabe a cada aluno decidir que tipo de experiência é a mais proveitosa e produz melhore resultados e acordo com as suas próprias características.

   Também aqui o papel do professor se modifica. Deixa de ter tanto o impacto que tem no ensino presencial, uma vez que ai ele assume o principal lugar de transmissor do conhecimento. Enquanto no ensino à distância, ele passa a ser mais um facilitador, motivador e orientador. Mas para tal o professor tem acima de tudo que dominar bem as tecnologias para que o ensino seja de qualidade, assim como o aluno que se não conseguir dominar os meios de comunicação jamais terá sucesso.

 

Resumo de parte do artigo “ As características dos meios de aprendizagem interativa online” de Patrick J. Fahy- Athabasca University, disponibilizado na sala de aula virtual da u.c. de educação e internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário