Os media como ferramenta para o ensino à
distância levanta questões quanto ao facto de esta der um ensino que pode
isolar ao aluno. E dai por vezes resultarem dificuldades uma vez que por norma
este está habituado ao acompanhamento por parte do professor, bem como na
colaboração e interação com os outros colegas. Mas ai esta o verdadeiro
problema, é que ao contrário do que a maioria pensa, que o ensino à distância
isola o individuo, os media servem para combater isso mesmo. Com a função de
coordenação, cooperação e co construção, os media quando bem utilizados servem
para os alunos trocarem experiencias, duvidas, levantar questões e partilhar
conhecimentos. Ou seja, o alunos são participantes ativos na experiencias da
aprendizagem.
É claro que neste tipo de ensino, o aluno
assume também um papel mais autónomo, uma vez que é ele que vai decidir sobre
como quer aprender. Assim pode adaptar-se como melhor entender, fazendo um
trabalho mais individual, ou participando ativamente na comunidade de
aprendizagem onde está inserido. Cabe a cada aluno decidir que tipo de
experiência é a mais proveitosa e produz melhore resultados e acordo com as
suas próprias características.
Também aqui o papel do professor se
modifica. Deixa de ter tanto o impacto que tem no ensino presencial, uma vez
que ai ele assume o principal lugar de transmissor do conhecimento. Enquanto no
ensino à distância, ele passa a ser mais um facilitador, motivador e
orientador. Mas para tal o professor tem acima de tudo que dominar bem as
tecnologias para que o ensino seja de qualidade, assim como o aluno que se não
conseguir dominar os meios de comunicação jamais terá sucesso.
Resumo de parte do
artigo “ As características dos meios de
aprendizagem interativa online” de Patrick J. Fahy- Athabasca University, disponibilizado na sala de aula virtual da u.c.
de educação e internet.
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